segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sobre o terremoto que causou alerta de Tsunami em Natal/RN

(Imagem retirada do USGS - Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos ( http://goo.gl/L5eV )


Ontem (15/05/2011) foi lançado um alerta de Tsunami para a costa do Rio Grande do Norte, logo descartado pelos especialistas.
Segundo publicação no jornal eletrônico Tribuna do Norte ( http://goo.gl/9qJhs ) a possibilidade de ondas gigantes foi descartada pelo fato da magnitude ter sido de 6.0º na escala richter e também pelo movimento das placas ter sido de forma horizontal.

Já no site RN 24 Horas (http://goo.gl/Vy8aJ) a Universidade de Brasília (UNB) informou que o tremor não apresentou risco de tsunami, já que ocorreu em águas profundas.

São 2 teorias para não ter havido tsunami por aqui. 1) O abalo ter sido "pequeno" e com movimentos horizontais e; 2)Ter ocorrido em águas profundas.

O importante é que o terremoto não causou nenhum dano. Entendemos, porém, que as autoridades deveriam deixar bem claro para a população quais as reais possibilidades de ocorrer um evento que cause problemas às nossas cidades litorâneas, tentar calcular os danos que poderiam ser causados nessas cidades e elaborar um plano de evacuação de modo a garantir a segurança de todos.

Para quem gosta de acompanhar de forma mais técnica os tremores de terra e terremotos, vale conhecer o site do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. ( http://www.obsis.unb.br/), bem como do Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/ ). Neste link é possível clicar no mapa e acompanhar detalhadamente os eventos em qualquer região do mundo.

Segue abaixo o link com os dados técnicos do tremor.
http://goo.gl/AUEqw
Sobre a Escala de Richter vale a pena dar uma lida no Wikipedia (http://goo.gl/j73Zg)

Um comentário: